Make your own free website on Tripod.com
INÍCIO >> O AUTOR
O Autor
Anderson França



Formado pela Fundação Cásper Líbero no ano de 1973, Anderson França trabalha há 27 anos como jornalista na Imprensa Brasileira.

Jornais

Gazeta Esportiva, Popular da Tarde (do Grupo Diário Popular) como Editor de Esportes. E durante 18 anos como Editor de Política Nacional e Internacional e, posteriormente, como Editor Senior foi um dos responsáveis pela Edição do Centenário do Diário Popular.
Na Folha de São Paulo, durante dois anos e no Notícias Populares, como Editor de Política, na melhor fase desse jornal, fez parte da equipe de Ebraim Hamadan, Leão Serva, Julio Saraiva e Henrique Matteucci.


Rádios

Rádio Cacique de São Caetano, Rádio Marconi, Rádio Boa Nova de Guarulhos (1974). Trabalhou 5 anos na Rádio Eldorado como redator, chefe de reportagem e secretário-geral durante 1988 e 1993.
Na Rádio Eldorado pode desenvolver vários projetos e participar ativamente do Projeto Tietë, além de apresentar e produzir o Jornal do Meio Ambiente, melhor programa ecológico do rádio brasileiro.
Nesse período ganhou os prêmios "Banespa Ecologia", Rotary Ecologia e Instituto de Engenharia e Saneamento Ecologia.
Já no Sistema Globo de Rádio atuou como chefe de Reportagem da Rádio Globo e da Central Brasileira de Notícias- CBN, onde ainda foi secretário-geral da equipe de Heródoto Barbeiro.
Na Rede Capital de Rádio criou o Núcleo de Jornalismo em 1996, sendo durante 3 anos diretor de jornalismo. Na Capital- São Paulo implantou o Rádio Jornalismo de Utilidade Pública.
Na RCR, Rede Católica de Rádio- foi o correspondente de esportes em São Paulo, cobrindo os 5 principais clubes paulistas, Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos e Portuguesa.
Na Rádio Record, em 1999, foi o coordenador da equipe de reportagem do Programa Carlos Siqueira e participou da mesa de entrevistadores do Programa Paulo Barboza.


Revistas / Assessorias

Foi editor da Revista Imobiliária do Sindicato da Habitação de São Paulo- Secovi.
Prestou assessoria parlamentar aos deputados Ricardo Izar, deputado federal, e Rafael Silva, deputado estadual.
Participou na década de 70 do projeto do Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo, Jornacoop, sendo um dos editores da Revista da Cooperativa Agora São Paulo.
Participou do Primeiro Fórum FAAP de Rádio e Televisão, realizado no dia 24 de setembro de 1998, onde ao lado de renomados profissionais, discutiu aspectos do tema Programação de Rádio e Televisão: Popularização ou Depauperação?
Participou do projeto Rádio Livre do Instituto Liberal de São Paulo. Recentemente, foi um dos assessores diretos de Imprensa do senador Romeu Tuma, candidato à sucessão municipal de São Paulo, pela coligação Mãos Limpas - PFL/PMDB.


Atualmente

É professor de Comunicação Social da RádioOficina nas respectivas cadeiras: Radiodifusão, Sonoplastia e História do Rádio. Vem, ainda, atuando como comentarista -convidado nos programas Paulo Barboza ( Rádio Tupi-RJ e no Programa Falando Francamente, na Rádio Trianon, ao lado de Raul Jafett e Samir Achoa. Realizou programas culturais no Canal Comunitário, Canal 14 - UHF, com Walter Ciclioni. No Sebrae-SP - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo, atuou como Coordenador de Mídia e Rádio e Comunicação Social. Apresentou e textualizou o programa de Rádio "Idéias e Negócios", distribuído a mais de 150 emissoras paulistas, ao lado de Telma Regina Alves, Cacilda Luna e Edmir Rabello. Foi repórter especial do Jornal de Negócios ( Economia) com tiragem superior a 150 mil exemplares. É jornalista da rádio Record de São Paulo , atuando no programa Cidada Alerta de José Luís Datena, versão radiofônica e nos demais programas da Record : Programa Paulinho Boa Pessoa , 1° edição , Programa Nelson Rubens , Programa Paulo Barbosa , Programa César Filho e participações na equipe esportiva de Fiori Giglioti e Lance Final , comandado por Decimar Leite . Foi coordenador e colaborador de projetos culturais junto ao secretário municipal do Embu das Artes, Claudionor Assis. E está com um livro, de cunho universalista, "Luzes Celestiais", no prelo , deverá ser lançado no início do ano 2002.

Anderson Valença França, sindicalizado e filiado à Aceesp e Abrace, tem 46 anos, Reside em São Paulo - SP
:: VOLTAR
Luzes Celestiais - © Todos os Direitos Reservados - ::Contato::